ARK

Written by | BLOG

Um vírus desconhecido destruiu quase toda a humanidade. Desconhecendo a natureza da doença, os sobreviventes fugiram para o mar. Em grandes navios, partem em busca de terra não habitada. Assim começa o êxodo, conduzido por um homem…

Ark é um curta metragem de 2007 escrito e dirigido por Grzegorz Jonkajty da Platige Image que conta com técnicas de filmagem bem interessantes. No set de filmagem foi usada uma câmera Nikon D70 e um MILO motion control para combinar cenários realistas com animações digitais.

Para aqueles que não conhecem, o motion control é um equipamento que permite repetir o mesmo  movimento de câmera quantas vezes for preciso. Muitas vezes é necessário filmar vários “takes” com o mesmo movimento de câmera para serem compostos depois. Como, por exemplo, uma cena em que o mesmo ator faz vários personagens diferentes, filma-se cada personagem com o mesmo movimento de câmera e depois na pós-produção as cenas sãos compostas para se tornarem uma só.

Também é possível exportar um arquivo para ser usado em câmeras de softwares 3D (Maya, 3dMax, Lightwave, C4D,etc…), e assim inserir objetos 3D em cenas filmadas.

No caso do Ark, o motion control foi usado para as duas coisas, filmaram inúmeras variações de luz e partes do mesmo cenário separadamente para que fossem compostas depois. Usaram o arquivo que vem do motion control para fazer a câmera do personagem e dos adereços de cenário feitos em 3D, todos com o mesmo movimento de câmera.

Abaixo tem algumas imagens, making-of das cenas e claro o curta na íntegra.

Espero que gostem.

Concept Art

Damian Bajowski

Cenário

Tomas Mayer

 

Motion Control

MILO Motion Control

 

Render Final

Filme

Last modified: agosto 15, 2017

One Response to :
ARK

  1. Ana disse:

    Caramba, que trabalhão pra fazer esse cenário, hein? :D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *